domingo, 29 de maio de 2011

Do irmão Belchior


Belchior Guimarães Silva é o nono filho dos pais de Zarico e nasceu em 14 de janeiro de 1928, dois anos depois do Artista.
Belchior fez o curso primário com Anita, a irmã mais velha, estudando nos intervalos das outras atividades da fazenda.
A rotina de Belchior, na fazenda era mais ou menos assim: de manhãzinha ordenha das vacas e um lanche em algum intervalo; banho no açude do Córrego do Moinho; um pouco de estudo; almoço; fabricação de queijos; lanche da tarde; um pouco de estudo; busca das vacas para o aparte; jantar; alguma diversão, como algum jogo ou cantoria em família, cada um tocando algum instrumento e todos cantando, juntos ou separadamente; reza do terço; lanche da noite e repouso noturno.

Belchior pensou ter vocação para o sacerdócio e entrou para o Seminário. Posteriormente, assim que descobriu que sua permanência no Seminário era apenas vontade de satisfazer ao pai, deixou o local.
Trabalhou com irmãos e cunhados, em oficina de marcenaria em Guimarânia e depois, mediante concurso, foi agente de estatística, onde ficou até se aposentar.
Ele casou-se com Dalila, com quem teve três filhos.
Belchior residia em Iturama (MG), quando foi atropelado, vindo a falecer no dia 17 de maio de 2002, com 74 anos, 4 meses e 3 dias.

Nenhum comentário: