quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Cristo Redentor - Brasil


E do morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, eis o Cristo Redentor, o quinto quadro das Sete Novas Maravilhas do Mundo, retratado por Zarico.
.
A construção de um monumento no topo do Corcovado foi sugerida à Princesa Izabel em 1859, mas só em 1921 foi retomada e levada a cabo, com vistas às comemorações do Centenário da Independência.
Sua execução é considerada um dos grandes capítulos DA engenharia civil brasileira. O projeto é do engenheiro Heitor da Silva Costa e o desenho final do monumento do artista plástico Carlos Oswald, sendo os trabalhos de sua construção dirigidos pelo escultor francês de origem polonesa Paul Landowski. A pedra fundamental foi lançada no dia 4 de abril de 1922, mas as obras só foram iniciadas em 1926. Foi inaugurado dia 12 de outubro de 1931.
Para a festa de inauguração estava previsto que sua iluminação seria acionada da cidade de Nápolis, na Itália, pelo cientista Guglielmo Marconi, por meio de ondas magnéticas. Mas o mau tempo, na hora prevista, impediu que assim ocorresse e a ligação foi feita no próprio local.
A estrada de rodagem que dá acesso ao monumento foi construída em 1824 e a estrada de ferro teve seu primeiro trecho inaugurado em 1884, sendo concluída no ano seguinte.
A estátua tem 38 metros de altura e é Patrimônio Histórico Brasileiro (ZARICO, 2007).

.

Um comentário:

Marina Reis disse...

oi vô ..
adoro esse quadro do Cristo Redentor.
Mas pensando bem, sem puxar saco, adoro todos.

beijos
Sua netinha querida.
hehe